Coordenador : Kelly Alencar Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388905.2199.339120.25012023
Departamento/Setor: MBO
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo será à população de forma geral, bem como toda a comunidade acadêmica, já que o material elaborado será divulgado em site e rede social com amplo acesso à sociedade.
Local de atuação: A realização será em Niterói - RJ com reuniões presenciais e/ou híbridas. Com abrangência internacional, considerando que a divulgação será em site e rede social, que podem ser acessadas sem limitação de estados, cidades e países.
Objetivo
Aprimorar as ferramentas de busca, análise crítica e criação do aluno a cerca dos materiais científicos sobre Ciência dos Alimentos, objetivando divulgar informações e esclarecer dúvidas da população referentes à área de ciência dos alimentos através de ferramentas digitais como site e redes sociais, utilizando linguagem simples.
Resumo
A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Ainda, a extensão visa contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes de graduação, que pode ser obtida mediante a sua participação no desenvolvimento de ações de extensão. Estabelecer a comunicação com audiências não-especializadas traz benefícios, tanto para os alunos quanto para a população. Neste contexto, a divulgação científica de informações científicas e/ou tecnológicas para o público em geral, com formatos e linguagem acessíveis à população e de forma dinâmica, usando ferramentas tecnológicas, como rede sociais e sites, pode diminuir a distância entre o conhecimento teórico dos alunos e sua aplicação prática pela população. No projeto Descascando a Ciência, docentes e discentes produzem e divulgam, a toda sociedade, informações com embasamento cientifico, de maneira clara e objetiva, contribuindo para o conhecimento da população em relação às dúvidas sobre as características, composição e forma de produção dos alimentos.